Blog

Protegendo a água de abastecimento

Em tempos de estiagem, a qualidade da água para abastecimento avulta de importância. Proteger os mananciais e represas torna-se uma necessidade urgente, para evitar que ocorrências como florações de algas, despejos industriais e domésticos, e até mesmo sabotagem prejudiquem a qualidade da água a um ponto que as Estações de Tratamento (ETA) não consigam realizar a limpeza da água captada.

O monitoramento contínuo combinado de parâmetros como a clorofila, condutividade, absorção de luz e toxicidade em rios, lagos represas e grandes reservatórios urbanos, pode prevenir a interrupção do abastecimento nos casos citados acima, garantindo a qualidade deste bem fundamental à vida!

A espectroscopia, junto com sensores eletroquímicos e softwares especializados habilitam ao gestor de recursos hídricos e ao poluidor antecipar-se a situações críticas. Alguns exemplos de como estas técnicas podem ajudar neste monitoramento:

Sensores eletroquímicos – contaminações inorgânicas, como ácidos, álcalis e sais

• Espectroscopia UV-VIS – Nitratos, nitritos e matéria orgânica

• Turbidimetria – matéria inorgânica e orgânica em suspensão

• Toxímetros – compostos tóxicos diversos (metais pesados, orgânicos e inorgânicos)

A Pensalab possui diversas soluções para a proteção das captações e mananciais de água para abastecimento. Consulte-nos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *