Um completo sistema para a Determinação do Número de Octanagem, conforme ASTM D 2699 – Método Pesquisa (RON) e ASTM D 2700 – Método Motor (MON).
A Unidade Combinada CFR F1/F2 provê a capacidade de mudança entre os métodos Pesquisa e Motor com alguns ajustes no equipamento.
O Número de Octanagem de um combustível é determinado por comparação entre suas próprias características de detonação e as apresentadas por misturas de combustíveis com número de octanos conhecido, sob condições normalizadas.
Variamos a taxa de compressão do motor para que se obtenha condições pré-estabelecidas, a fim de eliminar variáveis causadas pela pressão atmosférica, com isso obtêm-se a intensidade de detonação que é avaliada por um medidor de detonação eletrônico.
O resultado é obtido por cálculo matemático, utilizando os valores das leituras do indicador de detonação para cada amostra mais os valores de octanagem dos combustíveis de referência.
O equipamento possui Kit para automação do sistema de análise, diminuindo variáveis causadas pelos operadores e reduzindo o tempo de execução.
BENEFÍCIOS:
- Cálculos automatizados e registro de dados para facilidade de uso e maior precisão;
- KnockMeter digital exibe o valor real da intensidade da batida;
- Sensor laser IR sem contato mede com precisão a altura do cilindro;
- Barômetro eletrônico on-board indica automaticamente a altura do cilindro corrigida;
- Software fornece relatórios na tela e link dos manuais de operação e manutenção.
CARACTERÍSTICAS;
- Método Pesquisa
- Rotação = 600RPM;
- Temperatura de refrigeração da camisa do cilindro = 212oF
- Temperatura do óleo de lubrificação = 135oF
- Temperatura do ar de admissão ajustável para obedecer o range de trabalho de 60oF à 120oF
- Avanço de ignição = 13 graus antes do PMS (13o).
- Método Motor
- Rotação = 900 RPM
- Temperatura de refrigeração da camisa do cilindro = 212oF
- Temperatura do óleo de lubrificação = 135oF
- Temperatura da mistura combustível/ar = 300oF
- Avanço da ignição ajustável automaticamente conforme as mudanças na taxa de compressão.
- Cilindro de Compressão Variável
- A faixa disponível é de 4:1 até 18:1 o que permite fazer testes com uma ampla variedade de combustíveis.
- Bloco
- Bloco de ferro fundido combina durabilidade e simplicidade no desenho.,
- Carburador
- O carburador está disponível com diferentes tamanhos de giclês e venturis, com três ou quatro cubas e opções com uma ou duas cubas refrigeradas.
- Pickup
- Sensor de batidas de pino (pickup) montado diretamente na câmara de combustão do cilindro.
- Medidor de detonação
- Amplificador dos sinais transmitidos pelo pickup.
- Knockmeter
- Dispositivo analógico medidor de batidas de pino com escala de 0 a 100.
- Sistemas de segurança
- Atua quando há uma queda de tensão, pressão de óleo e/ou superaquecimento.
- Condensador
- Mantém a temperatura do cilindro constante para uma operação estável.
- Motor sincrônico e de resistência
- Para manter uma constante velocidade de operação.
- Desumidificador do ar
- Condicionar o ar de admissão entre 25-50 grãos de ar por libra de ar seco.
- Lubrificação
- O óleo é pressurizado e injetado em todas as peças móveis do motor.
- Sistema de ignição eletrônico
- É do tipo condensador descarga com bobina e distribuidor.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:
- Tensão Motor Elétrico: 220V (trifásico) ou 440V (quando solicitado)
- Tensão Painel: 110V (monofásico)
- Frequência: 60Hz
- Corrente Motor Elétrico (220V):
- Corrente de Pico = 50A
- Corrente Nominal = 18A
- Corrente Painel: 15A
- Potência de Consumo: 5000 Watts
- Dimensões: 1350 (L) x 700 (P) x 1700 (A) cm
- Peso: 1500 kg
Mais informações: https://cfrengines.com/cetane-rating-unit/