Blog

Monitoramento Online de água bruta na entrada do tratamento de água potável

Fatos:

  • O controle da qualidade é essencial no tratamento de água potável;
  • Contudo, muitas municipalidades não dispõem de orçamentos generosos para o tratamento de água potável. É por esse motivo que os operadores do sistema enfrentam o desafio da implementação de processos seguros para a produção de água de qualidade para a população, controlando ao mesmo tempo, custos e gastos de operação e manutenção;
  • A medição online do valor de pH e o potencial de oxirredução (ORP) permite aos operadores das estações de tratamento de água avaliarem a qualidade da água bruta e implementar medidas para proteger o sistema.

Vida útil mais longa, custos operacionais mais baixos: Sensores de pH e ORP Memosens no tratamento de água

A entrada de água bruta é um ponto importante de monitoramento no processo de tratamento de água. A água pode vir de diversas fontes e possuir uma grande variedade de contaminantes. Uma medição confiável de pH e ORP é necessária para o controle eficaz do processo de tratamento. Então os sensores devem ser compatíveis com o processo (resistentes aos contaminantes por exemplo) e fornecer medições precisas.

O sensor de pH Memosens SE515 é indicado para aplicação em tratamento de água. Possui diafragma de vidro poroso e é resistente a obstruções.

O sensor de ORP SE564 Memosens também é indicado onde incrustações possam vir a ocorrer. Após a pré-cloração da água bruta, os sensores de ORP podem ser utilizados para monitorar a eficácia da dosagem de cloro.

O SE564 suporta as condições da aplicação agressiva e fornece medições precisas e confiáveis. A Knick oferece diversas opções de transmissores para a instalação dos sensores Memosens. O transmissor MemoRail pode ser uma alternativa simples, onde a aplicação não exige display ou intervenção do sensor em campo.

Memosens permite a substituição rápida e fácil do sensor e simplifica a solução de problemas em campo

A troca de sensor em poucos minutos, usando sensores Memosens sobressalentes pré-calibrados, é possível graças ao microprocessador presente no cabeçote de cada sensor. Os dados de calibração ficam armazenados neste chip e o operador pode simplesmente fazer a substituição de um sensor pelo outro “a quente” sem necessidade de recalibração ou reconfiguração em campo. Isso significa redução de homem-hora bem como aumento de disponibilidade do ponto de medição.

Se houver algum problema no ponto de medição, os analisadores portáteis da série Portavo permitem um diagnóstico rápido e simples do sensor em campo. Frequentemente, os problemas podem ser resolvidos por meio da limpeza do sensor ou de sua recalibração. Em muitos casos, esta solução evita substituições desnecessárias do sensor.

O Portavo também pode ser utilizado para a calibração off-line dos sensores Memosens. O Portavo 908 Multi possui conexão direta com impressora e permite impressão fácil e rápida de dados de caibração e diagnósticos, mantendo um banco de dados preciso e seguro.

Transmissão confiável do valor medido em ambientes úmidos

O uso de sensores Memosens também evita interferências na transmissão dos valores medidos pelo sensor mesmo em ambiente úmidos, graças ao seu conector indutivo e sem contato metálico. Mesmo com cabos de sensor com mais de 100 m de comprimento, os valores medidos são transmitidos com exatidão porque eles são digitalizados e não são sujeitos à atenuação que afeta os sinais analógicos. Como resultado, os transmissores podem ser instalados em ambientes protegidos longe do ponto de medição.

Retorno do investimento:

As características de design dos sensores de pH ou do ORP SE 515 e SE 564 asseguram vidas úteis longas – mesmo em fluidos com um nível elevado de contaminantes. Como resultado do trabalho de manutenção reduzido e dos ciclos de substituição prolongados, o uso de sensores Memosens reduz os custos dos pontos de medição.

A substituição rápida com sensores Memosens pré-calibrados reduz o tempo de parada e evita a calibração complicada no local, evitando desvios do valor medido e os erros subsequentes.

O analisador portátil Portavo 908 Multi permite o registro fácil dos dados de calibração e do sensor em pontos de medição remotos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *