Blog

Medição Online de DQO na Indústria de Papel & Celulose

OS PROBLEMAS

Nos últimos anos, a indústria de Papel & Celulose conseguiu reduzir significativamente as necessidades de água para o processo de fabricação. No entanto, ainda são usados, em média, 10-11L de água residual /kg de produto durante a produção. Evitar totalmente o desperdício de água não é possível, mesmo em circuito fechado.

 

Os requisitos de qualidade, bem como problemas como salgadura ou formação de odores, tornam necessária a drenagem das águas residuais. Geralmente, a água residual é quente, misturada com fibras, altamente contaminada quimicamente e em quantidade relativamente baixa. Devido às altas cargas, um tratamento biológico anaeróbio de águas residuais é recomendado. As estações de tratamento de esgoto na indústria de papel mostram altas entradas de cargas: em torno de 3.000-6.000 mg /L DQO.

 

O parâmetro DQO (demanda química de oxigênio) caracteriza a quantidade de oxigênio necessária para oxidar as cargas orgânicas totais das amostras e é, portanto, um indicador importante para a análise da água. É considerado para o planejamento, controle e eficiência do tratamento e, portanto, é a base para o cálculo das taxas de água residual.

PARÂMETRO A SEREM MEDIDOS

No efluente de uma fábrica de papel, o monitoramento da DQO é muito importante. É a única maneira de identificar facilmente as perdas de produção e amortecer cargas problemáticas. Os operadores da estação de tratamento de águas residuais podem estimar melhor o desempenho de limpeza necessário e controlá-lo com eficiência.

O DQO também pode ser determinado por correlação com TOC (carbono orgânico total).

Além disso, o parâmetro TNb (Total de Nitrogênio) é recomendado para monitoramento porque um desempenho de limpeza ideal requer uma certa proporção de nitrogênio e fósforo. Além disso, a toxicidade das águas residuais deve ser testada.

Produtos químicos como biocidas ou cloro, que são adicionados para evitar mofo, podem afetar significativamente a biologia de uma estação de tratamento de águas residuais.

Os métodos convencionais de teste de DQO são demorados e dispendiosos. Portanto, são inadequados para uma gestão eficiente da água. Os sistemas de medição online fornecem uma solução rápida e eficiente.

A SOLUÇÃO

Os equipamentos da LAR oferecem a melhor solução, pois seus métodos operam de maneira correta, rápida e sem uso de produtos químicos. O QuickCODultra da LAR lida facilmente com amostras pegajosas, gordurosas, salinas e com alto índice de particulados, diferentemente dos outros analisadores de DQO do mercado, sem que haja necessidade da utilização de produtos químicos perigosos.

 

QuickCODultra – LAR

Devido à alta temperatura de 1.200°C, a oxidação completa da amostra é garantida e o sistema de injeção XY evita entupimento e efeitos de transferência.

Usando os analisadores da LAR, os operadores otimizam significativamente a gestão da água.

Em primeiro lugar, é possível controlar a descarga de águas residuais em estações de tratamento de águas residuais ou tanques tampão. Em segundo lugar, os laboratórios ficarão consideravelmente aliviados, uma vez que os enormes esforços de trabalho e despesas para a análise de DQO não serão mais necessários.

Clique aqui, e conheça o QuickCODultra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *