Blog

Como a Tecnologia NIR auxilia na melhoria do sabor e validade dos alimentos

Estudos da indústria alimentícia determinaram que os principais fatores que interferem na degradação incluem umidade, temperatura, pH, conservantes e embalagem. A indústria desenvolveu parâmetros de controle para otimizar a produção, otimizar a embalagem para proteger seus produtos e assim, aumentar seu prazo de validade. Técnicas de embalagem auxiliam a manter um ambiente constante e controlado para o produto e pode incluir embalagem selada à vácuo, selagem com espaço mínimo e purga de nitrogênio.

As melhores embalagens de produtos alimentícios ainda necessitam que o produto embalado tenha sido produzido sob condições rigorosas das quais incluem o controle da umidade.

Por que você deve analisar constantemente a umidade na produção de alimentos?

A análise de alimentos é crítica para se manter a textura, validade e controle de crescimento biológico. Umidade relativa nas plantas de produção variam durante o dia conforme o calor aumenta e variam com as estações ao longo do ano. Transmissores de umidade de infravermelho próximo (NIR) fornecem análises confiáveis online.

A melhor maneira de garantir o controle de umidade é proporcionar análise de umidade para cada unidade de operação e principalmente para a embalagem

A temperatura do produto alimentício e umidade relativa durante o processo de produção e empacotamento afeta os níveis de umidade do produto finalizado, sabor, validade e sua crocância.

Alguns produtos alimentícios – incluindo chips, crackers, cereais – requerem especificações restritas de umidade. Um nível baixo de umidade leva ao despedaçamento e uma crocância indesejada durante a mordida. Alta umidade leva àquela mordida encharcada, murcha, e caso em grande quantidade, um crescimento biológico que se transforma em bolor. O controle de umidade na saída de secadores, fritadores ou fornos são fundamentais antes de realizar a embalagem dos alimentos.

Entretanto, umidade não é o único parâmetro disponibilizado pela tecnologia NIR que pode afetar a validade e sabor. Sprays de óleo flavorizantes também podem ser analisados e controlados com os sensores NIR, garantindo consistência de sabor do produto e otimizando os custos de produção. Análises de gordura e óleo também são relevantes no monitoramento de reações de hidrogenação e degradação enzimática. Em níveis altos no óleo, podem causar um gosto amargo e nível de oxidação pode causar tanto odor quanto um sabor desagradável. Até mesmo cerais normais sofrem com oxidação de gordura.

Tenha o controle de todo o Processo da Produção Alimentícia

Desde misturar ingredientes até a embalagem do produto final para consumidores, há diversas variáveis que podem impactar na qualidade de alimentos em todo o processo de produção. Felizmente para os produtores, grande parte dessas variáveis podem ser analisadas com a ajuda da tecnologia NIR, tanto em laboratório, quanto na linha de processo. Aprenda mais sobre as soluções NIR da KPM Analytics para otimizar a validade, sabor e consistência.

Clique e conheça: https://www.kpmanalytics.com/products/mct460-process-nir-series

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *