A água de lastro é essencial para a estabilidade e manobrabilidade dos navios que navegam nos mares. Plantas marinhas, algas, animais e micróbios atravessam os oceanos nas águas de lastro dos navios. Descarregados no porto de destino, esses organismos são liberados em ambiente diferente. Aqui eles atuam como invasores que podem prejudicar seriamente a ecologia local com consequências negativas para a economia.

bbe AlgaeLabAnalyser fornece a determinação simultânea de concentração de clorofila, transmissão e, como uma opção, a atividade fotossintética de microalgas em cubetas de vidro de 25 mL. O teor de clorofila é excitado por LEDs coloridos e alocado para diferentes classes de algas.

bbe AlgaeTorch é um instrumento portátil leve para a detecção simultânea de clorofila A de cianobactérias (alga azul-verde) e o teor total de clorofila-A de todas as microalgas presente na água. A medição de fluorescência da clorofila-A pode substituir a análise de laboratório. Uma análise completa leva menos de 20 segundos, não sendo necessário colher ou preparar as amostras. Com teclas capacitivas no seu invólucro, o AlgaeTorch é simples e fácil de usar.

O bbe BenthoTorch é uma ferramenta com ótimo custo-benefício que possibilita medições em tempo real de concentrações de algas bentônicas. Ele pode ajudar a melhorar a avaliação do status ecológico (critério EU WFD) e otimizar a amostragem de campo pela eliminação da necessidade de retirada e análise randômica de amostras, e mesmo uma longa observação microscópica.