O VAPODEST é atualmente o sistema analítico para análise de nitrogênio utilizando o método Kjeldahl mais moderno e poderoso do mercado. Ele também é ideal para destilação de vapor de ácidos voláteis, dióxido de enxofre, TVB-N, amônia, formaldeído, fenol, álcool ou cianeto de hidrogênio. O sistema se distingue por uma excelente vida operacional. Bombas precisas controlam a adição de reagentes com a máxima exatidão. A pressão de vapor pode ser totalmente ajustada de 10 a 100%. A função programável exclusiva “soft-start” garante reações controladas.

O TURBOSOG é um sistema de sucção centrífuga para neutralização de vapores resultantes da digestão ácida. Os vapores circulam dentro de um sistema fechado com água e NaOH e os vapores são neutralizados em um frasco de vidro.

O VACUSOG é um sistema lavador por sucção para separação e neutralização de vapores ácidos criados durante a digestão Kjeldahl. Ele possui um sistema totalmente fechado com sucção através de uma bomba de vácuo, sem a necessidade de suprimento de água. Ele é compatível com todos os sistemas de digestão e pode ser controlado pelos digestores KJELDATHERM e TURBOTHERM, automatizando o processo de digestão. Contando com um filtro de carvão ativado para absorção de resíduos dos vapores ácidos, o neutralizador garante ainda uma maior segurança operacional.

O HYDROTHERM é o primeiro e único sistema automático de hidrólise ácida no mundo para determinação de gorduras de acordo com Weibull-Stoldt. Os processos completos de digestão e filtração ocorrem em um sistema fechado. Portanto, a unidade pode ser operada fora da capela ou sem sistema de exaustão. O usuário não entra em contato com líquidos quentes e fumos ácidos.  

O FIBRETHERM automatiza os processos demorados de digestão e filtração, com operação intensiva do usuário, para determinação de várias frações de fibras em rações animais. A análise atende os métodos padrão especificados por Weender e van Soest. O FIBRETHERM permite o processamento simultâneo de 12 amostras. Comparado com o método manual padrão, isto representa uma grande economia na energia, reagentes e tempo gasto. O equipamento controla e monitora automaticamente todos os processos de destilação, lavagem e filtração em um sistema autônomo.

Os blocos de digestão da Gerhardt são perfeitamente adaptados às necessidades de laboratórios acreditados e garantem a validade e reprodutibilidade dos resultados de análises pela automatização e documentação de todos os passos do processo.

O TURBOTHERM é uma unidade de digestão baseada na tecnologia infravermelha. O aquecimento direto realizado por radiação infravermelha fornece tempos reduzidos de aquecimento, sendo necessário somente 10 minutos para levar à ebulição 12 amostras.

Um alto grau de precisão é particularmente necessário na determinação do teor de proteínas e nitrogênio em alimentos e ração animal. Uma das técnicas padrão utilizadas para a determinação de nitrogênio e proteínas é o método Dumas, o método Dumas realiza a combustão do material da amostra em altas temperaturas e, na presença de uma superfície metálica de cobre, redução do óxido de nitrogênio a nitrogênio elementar.