O novo Four Ball da Falex reúne em um único equipamento, a metodologia Wear e EP

O equipamento Four-Ball EP da Falex gira uma esfera de diâmetro ½” em contato com três esferas semelhantes travadas dentro da cuba de teste imersas na amostra. As superfícies de contato são cobertas com lubrificante de teste, é aplicada uma carga conforme tabela especifica para a ASTM utilizada e uma rotação especifica é temporizada para a execução do teste.

O teste realizado pelo Timken consiste em um bloco estacionário carregado com uma força contra um anel rotativo, que é lubrificado pela amostra a ser testada.

O MCTT da Falex, é um sistema versátil para avaliação em Tribologia das características de fricção, desgaste e abrasão de materiais, revestimentos e lubrificantes. Este sistema único acomoda um número cada vez maior de geometrias e condições de teste. O MCTT permite investigações em uma ampla variedade de materiais, revestimentos e lubrificantes para taxas de desgaste, limites de PV e determinações de coeficientes de atrito estáticos e dinâmicos. A flexibilidade de geometrias de contato controladas, materiais de amostra, velocidade, pressões, temperaturas e movimento torna-o um aparelho de teste que pode atender a muitas especificações de teste comerciais e militares e simular a mais ampla gama de aplicações de campo.