A água de lastro é essencial para a estabilidade e manobrabilidade dos navios que navegam nos mares. Plantas marinhas, algas, animais e micróbios atravessam os oceanos nas águas de lastro dos navios. Descarregados no porto de destino, esses organismos são liberados em ambiente diferente. Aqui eles atuam como invasores que podem prejudicar seriamente a ecologia local com consequências negativas para a economia.

bbe DaphTox II monitora as dáfnias, normalmente conhecidas como “pulgas d’água”, sob a influência de amostras aquosas circulando constantemente. Baseado no Teste Dinâmico Estendido Dáfnia, a bbe desenvolveu um novo método sensível para detectar componentes perigosos em águas fluviais (proteção de mananciais), sistemas de distribuição, plantas e drenos de produção para preservar a saúde humana e monitorar a água.

bbe AlgaeGuard mede continuamente a fluorescência de clorofila de microalgas em tempo real e exibe os resultados atuais em um display integrado. Em contraste com a demorada preparação de amostra e contagem, a avaliação fluorimétrica fornece uma determinação rápida do teor de clorofila em seu ambiente natural. O software bbe para determinação de classes de algas identifica a distribuição de classes de algas relacionando ao teor total de “clorofila-a”, por exemplo, alga verde, alga azul-verde (cianobactéria) e alga marrom (diatomáceas, dinoflagelados).

bbe AlgaeLabAnalyser fornece a determinação simultânea de concentração de clorofila, transmissão e, como uma opção, a atividade fotossintética de microalgas em cubetas de vidro de 25 mL. O teor de clorofila é excitado por LEDs coloridos e alocado para diferentes classes de algas.

bbe AlgaeTorch é um instrumento portátil leve para a detecção simultânea de clorofila A de cianobactérias (alga azul-verde) e o teor total de clorofila-A de todas as microalgas presente na água. A medição de fluorescência da clorofila-A pode substituir a análise de laboratório. Uma análise completa leva menos de 20 segundos, não sendo necessário colher ou preparar as amostras. Com teclas capacitivas no seu invólucro, o AlgaeTorch é simples e fácil de usar.

O bbe BenthoTorch é uma ferramenta com ótimo custo-benefício que possibilita medições em tempo real de concentrações de algas bentônicas. Ele pode ajudar a melhorar a avaliação do status ecológico (critério EU WFD) e otimizar a amostragem de campo pela eliminação da necessidade de retirada e análise randômica de amostras, e mesmo uma longa observação microscópica.

O bbe FluoroProbe é um instrumento de medição altamente sensível para a análise de clorofila com determinação das classes de algas. Perfis individuais durante as medições são tomadas para algas verdes, cianobactérias (algas azul-verde), diatomáceas (dinoflagelados) e criptófitos. Isso permite a análise da ocorrência e distribuição de, por exemplo, cianobactérias no local sem a necessidade de um laboratório. Possíveis interferências de substâncias amarelas são eliminadas por um fator de correção CDOM integrado.

O bbe AlgaeToximeter II monitora continuamente a água para substâncias tóxicas e determina as classes de algas presentes. Algas padronizadas são misturadas com a amostra de água e sua atividade fotossintética é determinada fluorometricamente. Danos às algas – por exemplo por herbicidas – causa a redução na fotossíntese e dispara um alarme acima de um limite definido pelo usuário.  

bbe DaphTox II monitora as dáfnias, normalmente conhecidas como “pulgas d’água”, sob a influência de amostras aquosas circulando constantemente. Baseado no Teste Dinâmico Estendido Dáfnia, a bbe desenvolveu um novo método sensível para detectar componentes perigosos em águas fluviais (proteção de mananciais), sistemas de distribuição, plantas e drenos de produção para preservar a saúde humana e monitorar a água.

O bbe Fish Toximeter observa o comportamento do peixe em um tanque sob a influência de uma corrente de “amostra” de água com o auxílio de uma câmera e análise contínua de imagem por computador. Este instrumento descomplicado, porém, altamente sensível é projetado para detectar substâncias tóxicas em, por exemplo, rios, reservatórios, sistemas de fornecimento de água, plantas de tratamento de água e esgoto.

O bbe ToxProtect 64 é um sistema de monitoramento automatizado para proteger uma fonte de água potável de contaminação acidental ou intencional por substâncias tóxicas. As características dessas ameaças é uma concentração relativamente alta de substâncias perigosas que ocorre repentinamente. Essas situações devem ser detectadas de forma rápida e segura. Alarmes falsos são reduzidos para um mínimo absoluto utilizando o ToxProtect 64. Ele aumenta a confiança do operador e reduz gastos desnecessários.