Blog

Análise Segura para Determinação de Gorduras Totais em Qualquer Tipo de Amostra

Finalmente, Hidrólise Ácida Segura e Simples para Determinação de Gordura Total de Quase Qualquer Amostra

Automático, padronizado, comparável internacionalmente

HYDROTHERM: Hidrólise ácida automática para determinação de gordura total

Em muitos tipos de amostra, a gordura não está livremente acessível para o solvente e não pode ser extraído totalmente.

No leite, por exemplo, a maioria da gordura está envolvida por membranas e nas sementes, ela está envolvida pelas paredes celulares. A ligação de gorduras em complexos amido-lipídeos, lipoproteínas ou fosfolipídeos em produtos mistos, como produtos de panificação, também impedem a extração direta da gordura.

Excelente segurança operacional: todo o processo ocorre em um sistema fechado. Sem contato com líquidos quentes e vapores ácidos

Para quebrar as membranas em produtos lácteos, os métodos oficiais agora tendem a tratar a amostra com uma solução alcalina de amônia ou solução clorídrica. Uma vez que a amostra é digerida, a gordura é separada utilizando vários métodos de extração.

Em uma ampla variedade de outros tipos de amostra, é utilizado o método químico Weibull-Stoldt ou Weibull-Berntrop para determinação de gordura total. Aqui, antes da gordura ser extraída com éter de petróleo, a amostra é primeiro hidrolisada com ácido clorídrico para digerir as proteínas e liberar os lipídeos ligados. A hidrólise ácida clássica é demorada e perigosa, devido ao ácido.

A Gerhardt desenvolveu o sistema de hidrólise automática HYDROTHERM para solucionar esse problema; ele realiza automaticamente a hidrólise ácida simultânea de até 6 amostras de forma segura em um sistema fechado. Os analistas não precisam mais entrar em contato com líquidos quentes e vapores ácidos, e sua dedicação em cada ciclo leva apenas 3 minutos, ao invés de 40.

Alta qualidade de análise: o instrumento fornece uma digestão precisa, completamente documentada e exatamente reprodutível.

Os custos por amostra são reduzidos em até 80 % em comparação com o processo manual. A hidrólise com HCl para preparar amostras para determinação de gordura é estabelecida por lei em vários métodos nacionais e internacionais. No Brasil, o LFDA exige essa forma de preparação de amostras no contexto da determinação de gordura utilizando o método Weibull-Stoldt, por exemplo, para determinação de gordura total em carne e produtos cárneos, ovos, peixes e pescados. A digestão com HCl também  deve ser realizada antes da extração na determinação de óleo bruto ou teor bruto de gordura em rações.

O LFGB na Alemanha, estabelece essa preparação de amostra para a determinação de gordura total em pães e produtos de panificação, car-nes e produtos cárneos, chocolate e produtos de cacau e para leite e derivados de leite que tenham sido misturados com outros alimentos e aditivos, por exemplo, iogurte com frutas ou queijo processado. O órgão americano AOAC estabelece a hi-drólise com HCl para determinação de gordura total, por exemplo, em farinha, pão e produtos de panificação e para determinação de gordura bruta em peixe e frutos do mar.

Excelente flexibilidade: pode ser utilizado com quase todos os tipos de amostra. Quantidades de amostra de 1 a 20 g para amostras sólidas e até 50 mL para amostras líquidas.

Os padrões ISO 8262-1 (E) e IDF 124-1 (E) (Federação Internacional de Laticínios) exige a digestão com HCl no contexto de método de referência Weibull-Berntrop para determinação de gordura total em alimentos infantis contendo leite, sorvete e misturas de sorvete e para produtos de leite líquidos, concentrados ou secos para os quais o método Rose-Gottlieb ou Schmid-Bondzynski não podem ser utilizados devido à sua composição.

O HYDROTHERM opera de acordo com esses padrões e regulamentos e fornece uma digestão com HCl precisa, completamente documentada e exatamente reprodutível. A participação regular em vários testes interlaboratoriais tem comprovado repetidamente a excelente qualidade de análise. O HYDROTHERM pode processar quase todos os tipos e tamanhos de amostra. Quantidades de amostra de 1 a 20 g permitem a análise confiável até mesmo de matrizes muito heterogêneas e amostras com teores muito baixos de gordura.

Grande economia em tempo de trabalho e custos

Utilizando o método padrão pré-ajustado, 95% de todos os tipos de amostra podem ser validamente analisadas.

Graças ao seu alto grau de confiabilidade e o grande potencial de economia, o HYDROTHERM já está em uso nos mais importantes laboratórios prestadores de serviços ao redor do mundo. Combinado com o sistema de extração rápido SOXTHERM®, que provou seu valor ao longo de décadas de uso, o HYDROTHERM é um meio muito eficiente e confiável para determinação de gordura total.

Clique e conheça o HYDROTERM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *